Atualizando...

Tradutor de páginas
Roteiros reduzidos

Clique na imagem acima ou aqui para ampliar  


Se você tem um dia

Comece pelo ESTÁDIO NACIONAL DE BRASÍLIA MANÉ GARRINCHA (1), o monumento é considerado um dois mais belos e melhores estádios de futebol do planeta. Atravesse a pista para chegar à TORRE DE TV (2). No mirante você terá uma vista panorâmica do centro da Capital Federal  e da Esplanada dos Ministérios e vale dedicar tempo à tradicional Feira da Torre, com itens de artesanato e barracas de comidas típicas de todas as regiões do país. Do outro lado da enorme estrutura você ainda confere um espetáculo de cores e luzes da Fonte Luminosa. Seguindo pela mesma via, o Eixo Monumental, encontra-se o MEMORIAL JK (3), museu que conserva acervo sobre o fundador da capital, Juscelino Kubitschek - além de sua câmara mortuária.

-> Veja o Guia do Estádio Nacional de Brasília - Mané Garrincha - Clique aqui

-> Veja o Guia da Torre de TV - Clique aqui

-> Veja o Guia do Memorial JK - Clique aqui

Se você tem três dias

Atravesse a PONTE JK (4) para admirar o desenho da obra e as atividades náuticas no Lago Paranoá. Conheça também a Orla da Ponte, área de parquinhos e bons restaurantes. No caminho de volta, na Asa Norte, explore o câmpus da UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB) (5), projetado por Oscar Niemeyer, sob orientação dos fundadores, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. Dê uma volta pelo SETOR MILITAR URBANO (6) e observe construções como o Quartel-General do Exército, a Concha Acústica e o Obelisco. O ponto alto é a Praça dos Cristais, cujo visual futurista reproduz o formato clássico desse minério.

-> Veja o Guia da Ponte JK - clique aqui

Se você tem quatro dias

Fuja do ambiente urbano e pegue a estrada para a TORRE DE TV DIGITAL (7), apelidada de Flor do Cerrado. Também projetada por Niemeyer, oferece uma visão panorâmica de Brasília e da vegetação de cerrado que cerca a cidade.

-> Veja o Guia da Torre Digital - Flor do Cerrado - Clique aqui


Se você tem um dia

Comece o tour pela CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA(8), de traçado exuberante e interior repleto de obras de arte. No fim da Asa Sul, visite o TEMPLO DA BOA VONTADE (9), construção em forma de pirâmide. Ela abriga o que é considerado o maior cristal puro do mundo e tornou-se ponto de meditação. No SANTUÁRIO DOM BOSCO (10), vitrais de doze tonalidades de azul criam um surpreendente efeito de luz durante o dia. À noite, o destaque é o lustre de 3,5 metros de altura, formado por 7 400 peças de vidro de Murano.

-> Veja o Guia da Catedral de Brasília - Clique aqui

Se você tem dois dias

Contemple a fachada da IGREJINHA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (11) e fotografe os azulejos mais famosos do artista Athos Bulcão, pintados com representações da pomba do Divino Espírito Santo. Na pontinha da Asa Sul, conheça o TEMPLO BUDISTA (12). O recanto, erguido de acordo com os preceitos orientais, promove cursos e realiza, todo mês de agosto, uma tradicional quermesse.

Se você tem três dias

Pegue a estrada e vá a Planaltina visitar o VALE DO AMANHECER (13), comunidade espiritualista baseada em preceitos de espiritismo, cristianismo, religiões afro-brasileiras, conhecimentos egípcios e até ufologia. Na paisagem, destacam-se pirâmides e médiuns trajando capas e roupas coloridas.

-> Veja o Guia Religioso - Clique aqui
 


Se você tem um dia

Encante-se com os muitos detalhes do desenho, do paisagismo e da imponência do TEATRO NACIONAL CLAUDIO SANTORO (14). O foyer guarda obras de arte. Ali mesmo, do outro lado do Eixo Monumental, foi erguido o MUSEU NACIONAL HONESTINO GUIMARÃES (15), parte do projeto original de Oscar Niemeyer. Além de admirar a gigantesca cúpula branca, faça um passeio pelas exposições em cartaz aqui, no CCBB e na Caixa Cultural (leia sobre os dois últimos no roteiro econômico).

Se você tem dois dias

Dedique-se aos museus da capital. O do BANCO CENTRAL DO BRASIL (16) exibe cédulas, moedas, documentos e peças históricas sobre as finanças nacionais. Além disso, o mesmo prédio abriga um riquíssimo acervo de arte nacional modernista, com obras de Di Cavalcanti, Candido Portinari e Tarsila do Amaral. Rumo à saída sul da cidade, está o MUSEU VIVO DA MEMÓRIA CANDANGA (17), que sacia a curiosidade do visitante sobre os primórdios de Brasília e oferece uma experiência bucólica. Assista a shows de grandes nomes da música instrumental no CLUBE DO CHORO (18).

Se você tem três dias

Desperte a veia de cinéfilo e assista a um filme no CINE BRASÍLIA (19), palco do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Mais tarde, encare uma segunda sessão, sob as estrelas, no CINE DRIVE-IN (20), o único do gênero em funcionamento no país.

-> Veja o Guia de Teatros - Clique aqui

-> Veja o Guia de Museus - Clique aqui


Se você tem um dia

Inicie a manhã em uma mesinha localizada no jardim do café DANIEL BRIAND (21), experimentando as delícias francesas servidas por lá. Depois do programa matinal, uma sugestão para o almoço é o PIANTELLA (22), antigo ponto de encontro de políticos, com direito a mesa cativa para Ulysses Guimarães. Na hora do lanchinho da tarde, opte pela SABORELLA (23), a sorveteria mais badalada da capital. Para um jantar nada óbvio, vá ao peruano TAYPÁ (24), um dos restaurantes mais frequentados da cidade.

Se você tem três dias

Dê uma esticada até o JARDIM BOM DEMAIS (25), instalado dentro do Jardim Botânico, para a primeira refeição do dia. Outra opção interessante é o CAFÉ DONA NEIDE (26), que funciona em meio ao burburinho da Feira do Guará. Quando a fome bater de novo, invista em um galeto gourmet do INÁCIA POULET RÔTI (27) a melhor relação custo-benefício da cidade. Para sabores mais brasileiros, a substanciosa receita de carne de sol do XIQUE XIQUE (28) é um clássico local. Turbine o passeio da tarde com os cafés gourmets do ERNESTO CAFÉS ESPECIAIS (29). À noite, permita-se provar o delicioso picadinho do FRED (30) ou experimente clássicos da cozinha francesa no restaurante LA CHAUMIÈRE (31).

Se você tem cinco dias

Aproveite para explorar atrativos nos arredores do Plano Piloto. Entregue-se à fartura da QUITUART (32), espaço gastronômico que reúne comidas de várias regiões do Brasil e do mundo em um galpão no Lago Norte. Ou conheça a Vila Planalto com um almoço no restaurante TIA ZÉLIA (33). Se quiser aliar a natureza ao programa, visite o TREM DA SERRA (34), na área rural de Sobradinho, ou o MANGAI (35), na orla do Lago Paranoá. Uma instituição local é o pastel da VIÇOSA (36). Em busca de outros clássicos? Conheça o ROMA (37), a cantina italiana mais antiga de Brasília, e prove a pizza de balcão da DOM BOSCO (38) (a única cobertura vendida nas suas lojas é de mussarela).

-> Veja o Guia de Bares - Clique aqui

-> Veja o Guia de Restaurantes - Clique aqui


Se você tem um dia

Respire o ar puro da cidade à beira do LAGO PARANOÁ (39): empresas especializadas oferecem passeios com direito a banho e parada para contemplar o pôr do sol. Se a intenção é ficar na margem, explore o PONTÃO DO LAGO SUL (40), parque urbano com estacionamentos, banheiros e nove opções de bar, quiosque e restaurante. A orla da Ponte JK tem parquinhos para a criançada, restaurantes e espaço para caminhada.

-> Veja o Guia do Lago Paranoá - Clique aqui

-> Veja o Guia da Orla do Lago Paranoá - Clique aqui

Se você tem três dias

Não deixe de se aventurar pela ERMIDA DOM BOSCO (41). A construção em área de cerrado à beira do Paranoá homenageia o religioso que teria sonhado com a localização da futura capital do país. O ZOOLÓGICO (42) e o JARDIM BOTÂNICO (43)são imperdíveis para quem pretende entreter crianças e aproveitar o verde.

-> Veja o Guia do Jardim Botânico - Clique aqui

-> Veja o Guia do Zoológico - Clique aqui

Se você tem seis dias

Exercite-se nas trilhas da CHAPADA IMPERIAL (44), complexo de cachoeiras a 50 quilômetros do centro de Brasília. Outro bate e volta que vale a viagem é o SALTO DO ITIQUIRA (45), queda-d'água com168 metros de altura a 115 quilômetros da capital. Caso faltem tempo e ânimo para ir tão longe, refresque-se no PARQUE NACIONAL DE BRASÍLIA (46), espaço repleto de piscinas naturais e trilhas na mata, praticamente dentro da cidade. Se o clima for de piquenique, o negócio é estender a toalha no deque do CALÇADÃO DO LAGO NORTE (47).

-> Veja o Guia Ecoturismo - Clique aqui


Se você tem um dia

Comece pelos ícones da administração do país: faça uma visita ao CONGRESSO NACIONAL (48), percorrendo as áreas externa e interna do edifício. Depois, passe pelo Supremo Tribunal Federal e inclua no pacote o PALÁCIO DO PLANALTO (49), onde o presidente despacha diariamente. Após percorrer cada recanto dos três poderes, dê atenção às obras de arte da praça que reúne o Executivo, o Legislativo e o Judiciário do Brasil.

Se você tem dois dias

Siga na Esplanada dos Ministérios e curta a fachada do PALÁCIO DA JUSTIÇA (50), com cortinas de água fundidas à arquitetura de Oscar Niemeyer. Caminhe pela região e observe os canteiros, os prédios dos ministérios e, em dias úteis, o fluxo de carros oficiais. À tarde, vá até o MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES (51), o Palácio Itamaraty. Na área externa, carpas e tartarugas nadam. Dentro, salões e escadarias suntuosas guardam obras de arte. Residência oficial da Presidência da República, o PALÁCIO DA ALVORADA (52) também é um passeio essencial. Reserve uma moedinha para atirar no espelho-d'água enquanto faz o seu pedido.

Se você tem três dias

Afaste-se do burburinho e visite o CATETINHO (53), localizado no Gama. Foi na residência oficial de Juscelino Kubitschek, na época da construção de Brasília, que Vinicius de Moraes e Tom Jobim compuseram Água de Beber.

-> Veja o Guia da Esplanada dos Ministérios - Clique aqui


Se você tem um dia

Comece pelo bar mais tradicional da cidade, o BEIRUTE (54). Não vá embora sem provar o quibe, a cerveja gelada e conhecer alguns dos famosos garçons dessa instituição brasiliense. De lá, siga para o OUTRO CALAF (55), casa noturna com programação variada e reduto de azaração. De segunda a sábado, e, às vezes, aos domingos, a casa programa shows e festas de primeira qualidade.

Se você tem três dias

Vale comer pouco durante o dia para cair em tentação no BOTECO (56), dono da maior concentração de petiscos por metro quadrado da cidade. Outra boa pedida recai na dobradinha drinques/decoração cinematográfica proposta pelo PARADISO CINE BAR (57), .Se a intenção é curtir música eletrônica e efeitos tecnológicos, a HÖG CLUB (58) surge como destino certo. Os fãs de sertanejo têm endereço cativo: a VILLA MIX (59), no Setor de Hotéis e Turismo Norte.

Se você tem cinco dias

Quem gosta de ambientes refinados encontra no BALCONY MUSIC (60) o charme nova-iorquino, embalado por shows de jazz e blues, de quinta a sábado. Os adeptos da descontração carioca devem programar uma passada pelo BAR BRASÍLIA (61), boteco de comida saborosa decorado com antiguidades. Encontre fôlego para paquerar, beliscar comidinhas e tomar espumante no LOCA COMO TU MADRE (62), bar que promove noites de discotecagem em vinil. No segundo round, a VICTORIA HAUS (63) é o ponto de encontro do público GLS, com festas modernas de música pop que atravessam a madrugada.

-> Veja o Guia de Bares - Clique aqui


PROGRAMA COMPLETO PARA GASTAR POUCO

É possível curtir a capital, gastando pouco. Tradicional na Avenida W3, a VITAMINA CENTRAL (64) serve boas opções para o café da manhã. Preencha uma parte do dia com um giro pela PRAÇA DOS TRÊS PODERES (65), onde paisagens interessantes não faltam. Quando a fome bater, estique a rota até a Asa Norte e saboreie um churrasco de primeira qualidade no bufê do restaurante ASA GAÚCHA (66). À tarde, perca-se entre os muitos ambientes do PARQUE DA CIDADE (67). Passeie ou se exercite na pista de caminhada, ande de pedalinho, alimente os gansos, observe os atletas em seu incansável vaivém. Quando a tarde cair, visite as exposições em cartaz no CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL (CCBB) (68) e na CAIXA CULTURAL (69). Ambos os espaços exibem shows e peças dos circuitos nacional e local por poucos reais. Para encerrar o dia, siga para o KIOSKY DA ROSA (70), barzinho de ambiente despojado, com cerveja gelada e petiscos, localizado no Cruzeiro Novo.

-> Veja o Guia da Praça dos Três Poderes - Clique aqui

-> Veja o Guia do Parque da Cidade - Clique aqui

-> Veja o Guia do CCBB - Clique aqui

Clique na imagem acima ou aqui para ampliar 

Encontre o seu programa

Informações e os serviços necessários para organizar os passeios

1. Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

A arena tem capacidade para 71 000 espectadores. Não há visitação interna regular.

Setor Recreativo Parque Norte.

2. Torre de TV

Com 75 metros de altura, permite visão privilegiada do centro. De um lado está a Feira da Torre, rica em gastronomia e artesanato. Do outro, a Fonte Luminosa exibe um conjunto de chafarizes que realizam um balé de cores e sons.

Eixo Monumental, fone: 3214-2744. Mirante: 9h às 18h (em reforma). Feira: 8h às 18h (sex. a dom.); Fonte - Modo Ornamental: 7h às 9h, 11h30 às 14h30 e 18h às 22h (qua., qui. e sex.); Modo Espetáculo: 19h30 (ter., qui. e sáb.); Modo Música Livre: 9h às 22h (sáb., dom. e feriados), de hora em hora. Grátis.

3. Memorial JK

O museu tem imagens, textos e objetos ligados ao ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Eixo Monumental, Praça do Cruzeiro. fone: 3226-7860/3225-9451. Visitação: 9h às 18h (ter. a dom.). R$ 10,00. Fecha nos feriados nacionais e nos dias 23, 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Proibida a entrada em trajes de banho.

4. Ponte JK

Com 1 200 metros de extensão, teve o desenho inspirado no movimento de uma pedra que, atirada horizontalmente, bate mais de uma vez sobre um espelho-d'água.

5. Universidade de Brasília

Circule por entre os prédios, de diferentes estilos arquitetônicos, integrados ao verde do lugar.

Câmpus Universitário Darcy Ribeiro, L2 Norte, fone: 3107-3300.

6. Setor Militar Urbano

Repare na arquitetura imponente do Quartel-General do Exército, do Obelisco e da Concha Acústica. Lá também está a Praça dos Cristais, curioso jardim geométrico, com paisagismo de Burle Marx e Haruyoshi Ono.

7. Torre Digital de TV

Estrada Parque Contorno, DF-001, fone: 3214-2744. Visitação: 9h às 17h (sáb., dom. e feriados).

8. Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

Colunas de concreto e vitrais coloridos compõem a fachada da igreja, cujo interior foi decorado com anjos esculpidos por Alfredo Ceschiatti. A Via-Sacra é de Di Cavalcanti.

Esplanada dos Ministérios, s/nº, fone: 3224-4073. 8h às 17h (seg.); 8h às 18h (ter. a dom.). Missas na nave central - 17h (sáb.); 8h30, 10h30 e 18h30 (dom.). Grátis.

9. Templo da Boa Vontade

Dentro da pirâmide de 21 metros de altura, o visitante purifica a alma percorrendo um caminho em espiral, sob um gigantesco cristal.

915 Sul, lote 75/76, fone: 3114-1070. Diariamente. Grátis.

10. Santuário Dom Bosco

As oitenta colunas de 16 metros são decoradas com vitrais azuis.

702 Norte, lote B, fone: 3223-6542. Visitação: 7h às 20h, diariamente. Missas: 7h e 18h (seg. a sáb.); 8h, 11h, 18h e 19h30 (dom.). Grátis.

11. Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

Projetada a pedido da mulher de JK, Sarah Kubitschek, a primeira igreja de alvenaria da cidade tem traçado inspirado em um chapéu de freira.

307/308 Sul, fone: 3242-0149. 8h30 às 19h (seg. a sex.); 8h30 às 12h e 15h às 19h (sáb. e dom.). Missas - 6h30 e 18h (ter. a sáb.); 7h, 9h, 11h, 18h e 19h30 (sáb. e dom.). Grátis.

12. Templo Shin Budista Terra Pura

Exemplo da arquitetura tradicional japonesa.

315/316 Sul, Área Especial 5, Bloco 2, fone: 3245-2469. Ofícios - sábado e domingo, 9h. Grátis.

13. Vale do Amanhecer

Fundada pela médium Tia Neiva, a comunidade ganhou templos de pedra e lago em formato de estrela.

Planaltina, DF.

14. Teatro Nacional Claudio Santoro

Três salas de espetáculo funcionam nesta pirâmide, enfeitada por cubos de Athos Bulcão.

Setor Cultural Norte, Via N2, fone: 3325-6108. 8h à 0h. Visitação: 15h às 18h. Grátis. Bilheteria, fone: 3325-6239 e 3325-6256.12h às 20h (ter. a dom.).

15. Museu Nacional Honestino Guimarães

Dentro da cúpula, há espaço para quatro exposições e um auditório. No imenso vão livre, shows gratuitos são frequentes.

Conjunto Cultural da República, fone: 3325-5220. Visitação: 9h às 18h30 (ter. a dom.). Grátis.

16. Banco Central do Brasil

Dentro do Museu de Valores, explore a história monetária do país. Na Galeria das Artes, admire obras de mestres da pintura nacional.

Setor Bancário Sul, quadra 3, bloco B, fone: 3414-2099/3414-2093. 10h às 18h (ter. a sex.). Grátis.

17. Museu Vivo da Memória Candanga

Fotos, objetos e peças da época da construção compõem o acervo deste museu, instalado em casas de madeira coloridas.

Via Epia Sul, Setor de Postos e Motéis Sul, Lote D, Núcleo Bandeirante, fone: 3301-3590, 9h às 17h (seg. a sáb.). Grátis.

18. Clube do Choro

A sede tem palco para shows, escola e um centro de referência voltado para o gênero musical.

Setor de Divulgação Cultural, quadra 3, bloco G, fone: 3224-0599. Bilheteria: 10h às 22h (seg. a sex.); 19h às 21h30 (sáb.).

19. Cine Brasília

Com capacidade para 632 espectadores, é a casa do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Entrequadra Sul, 106/107, fone: 3244-1660. Preços e horários variam de acordo com o evento.

20. Cine Drive-In

Com apenas um ingresso, o espectador pode assistir a dois filmes em uma só noite, um de cada gênero.

Centro Desportivo Presidente Médici, Área Especial do Autódromo, fone: 3273-6255. 20h e 21h50 (seg. a qui.), R$ 16,00; 19h45 e 21h30 (sex. a dom.), R$ 18,00.

21. Daniel Briand Pâtissier & Chocolatier (Doceria)

Tortas, doces e café da manhã.

104 Norte, bloco A, loja 26, fone: 3326-1135. 9h/22h (sáb. e feriados a partir das 8h30; dom. a partir das 8h; fecha seg.). Cd: todos.

22. Piantella (Variado)

Antigo reduto de políticos, a tradicional casa serve costeleta de cordeiro com risoto trufado e mais de 800 rótulos de vinho.

202 Sul, bloco A, loja 34, fone: 3224-9408. 12h/15h e 19h/1h (dom. almoço até 16h).

23. Saborella (Sorveteria)

Alguns gelados levam ingredientes importados, como o pistache iraniano.

112 Norte, bloco C, loja 38, fone: 3340-4894. 12h/22h (dom. e feriados até 21h). Cc: M e V. Cd: M, R e V; CasaPark Shopping, piso térreo, fone: 3361-0909. 10h/22h (dom. e feriados 12h/20h).

24. Taypá (Peruano)

Menu com pratos fiéis e criativas adaptações do receituário andino.

QI 17, Fashion Park, loja 208, Lago Sul, fone: 3248-0403 e 3364-0403. 12h/15h e 19h/0h (sex. e sáb. jantar até 1h; sáb. almoço até 16h; dom. almoço até 17h).

25. Jardim Bom Demais (Café)

Café da manhã nos fins de semana. Há opções sem glúten nem lactose.

Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial, Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília, Lago Sul, fone: 9816-8979. 9h/17h (fecha seg.).

26. Café Dona Neide (Café)

O biscoito frito de queijo é imperdível.

Feira do Guará, boxe 516, Guará II, fone: 3381-0688. 7h30/18h (qua. até 16h; fecha seg. e ter.); Universidade de Brasília, boxe 8, entrada sul do Minhocão. 7h30/22h (fecha dom.).

27. Inácia Poulet Rôti (Variado)

Especializado no preparo de aves, como galeto e codorna.

103 Sul, bloco B, loja 34, fone: 3225-4006. 12h/22h30 (dom. até 15h30).

28. Xique Xique (Brasileiro)

A casa, que prepara uma famosa carne de sol, existe desde 1980.

107 Sul, bloco E, loja 2, fone: 3244-5797. 11h/23h (sáb. e dom. até 0h); 708 Norte, bloco E, lojas 35/49, fone: 3274-2810. 11h/23h (sex. e sáb. até 0h).

29. Ernesto Cafés Especiais (Café)

Grãos de marca própria são torrados na loja.

115 Sul, bloco C, loja 14, fone: 3345-4182. 9h/23h (dom. até 22h; fecha seg.).

30. Fred (Variado)

O picadinho de filé é uma das receitas mais famosas da cidade.

405 Sul, bloco B, loja 10, fone: 3443-1450. 12h/15h e 19h/0h (sáb. e dom. almoço até 16h; dom., seg. e feriados só almoço).

31. La Chaumière (Francês)

O steak au poivre mantém-se como carro-chefe do lugar.

408 Sul, bloco A, loja 13, fone: 3242-7599 e 3244-3875. 12h/15h e 19h/0h (sáb. só jantar; dom.só almoço; fecha seg.).

32. Quituart

Dezoito quiosques de diversas especialidades funcionam nesta feira com salão único.

QI 9/10, Canteiro Central, Lago Norte, fone: 3368-7139. 18h/0h (qui. e sex.); 11h/18h (sáb. e dom). Nem todos os estabelecimentos aceitam cartões.

33. Tia Zélia (Brasileiro)

Não deixe de comer a rabada.

Avenida Rabelo, casa 8, Acampamento Pacheco Fernandes, Vila Planalto, fone: 3306-1526. 12h/15h (fecha sáb. e dom.).

34. Trem da Serra (Brasileiro)

Culinária típica de fazenda; piscinas e trilhas na mata.

Núcleo Rural II, acesso pelo Clube do Sesi, Sobradinho, fone: 3387-0304. 11h/17h (sex. a dom. e feriados).

35. Mangai (Brasileiro)

Monta bufê no almoço com 180 pratos de sabores nordestinos.

Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, conjunto 41, fone: 3224-3079. 12h/15h e 18h/22h (sex. a dom. sem intervalo).

36. Pastelaria Viçosa (Pastel)

Escolha o trio: dois pastéis e um caldo de cana.

704/705 Norte, bloco D, loja 2, fone: 3340-6668. 8h/0h (sáb., dom. e feriados 17h/0h); Rodoviária do Plano Piloto, plataforma térrea oeste, lojas 11 e 12, fone:3225-2203. Funciona 24 horas; Rodoviária do Plano Piloto, plataforma térrea leste, lojas 32 e 33, fone: 3321-4033. 6h/22h.

37. Roma (Variado)

Vá de filé à parmegiana nesta casa, aberta em 1960.

511 Sul, bloco B, loja 61, fone: 3346-4030. 11h30/15h30 e 18h30/0h (sáb., dom. e feriados almoço até 17h).

38. Pizzaria Dom Bosco (Pizza)

Acompanhe a refeição com um copo de mate ou suco de caju.

107 Sul, bloco C, loja 20, fone: 3443-7579. 7h/23h; 306 Norte, bloco C, loja 46, fone: 3347-0904. 8h/23h.

39. Passeio náutico pelo Lago Paranoá

Lake Tour, fone: 4141-1485 e 9904-2368; Upboat, fone: 8534-0859 e 8534-0860; Barca Brasília, fone: 3039-2011 e 8346-0403.

40. Pontão do Lago Sul

Complexo de lazer à beira do Lago Paranoá, com 1 200 metros de orla.

QL 10, lote 1/33, Lago Sul, fone: 3364-0580. 7h/1h (dom. e seg. até 0h; sex. e sáb. até 2h). Grátis.

41. Parque Ecológico e Ermida Dom Bosco

São 131 hectares às margens do lago, com trilha, cais e uma capela em homenagem ao padre italiano que sonhou com a criação da cidade.

QL 32, Lago Sul, fone: 3367-4505. Diariamente, 6h/22h. Grátis. Nos fins de semana, carros são permitidos das 8h30 às 20h. Grátis.

42. Jardim Zoológico

Nos seus 140 hectares vivem cerca de 420 espécies. É proibida a entrada de animais de estimação.

Avenida das Nações, via L4, Candangolândia, fone: 3445-7043. 9h/17h (fecha seg.). R$ 2,00. Grátis para menores de 5 e maiores de 60 anos.

43. Jardim Botânico

Os quase 5 000 hectares de mata nativa englobam jardins temáticos, recantos bucólicos e viveiros.

Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial, fone: 3366-2141. 9h/17h (fecha seg.). R$ 2,00. Grátis para menores de 10 e maiores de 60 anos.

44. Chapada Imperial

Passeio em trilhas ecológicas, por preços entre R$ 60,00 e R$ 90,00 (com almoço, guia e educação ambiental), em área com trinta cachoeiras. Acampamento, nos fins de semana, por R$ 200,00.

DF-220, km 9, Brazlândia, fone: 9965-2461 e 9961-9068.

45. Salto do Itiquira

A queda-d'água de 168 metros tem infra-estrutura nos arredores que engloba restaurantes, bares, piscinas, chalés, hotéis, área de camping e clube.

GO-116, a 33 quilômetros de Formosa (GO), fone: 3981-1234. 9h/17h. R$ 10,00. Crianças de até 5 anos não pagam.

46. Parque Nacional de Brasília (Água Mineral)

A reserva oferece piscinas naturais, trilhas e espaço para piqueniques.

Via Epia, Setor Militar Urbano, fone: 3233-4553. 8h/16h. R$ 7,50. Entrada grátis para menores de 7 e maiores de 60 anos.

47. Calçadão do Lago Norte

No fim da Asa Norte, um deque de madeira se transformou em point de piqueniques, caminhadas e pescaria.

L2/L4 Norte.

48. Congresso Nacional

Duas cúpulas e duas torres de 28 andares abrigam a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Praça dos Três Poderes, fone: 3216-0000 e 0800-619619. Visitação: 9h30/17h (sex. a dom.), a cada meia hora. Grupos com mais de quinze pessoas devem marcar com antecedência. Grátis. De segunda a sexta, bermudas, shorts e chinelos são proibidos.

49. Palácio do Planalto

Construção de 36 000 metros quadrados, assinada por Oscar Niemeyer, onde trabalha o Presidente da República.

Praça dos Três Poderes, fone: 3411-1221. Visitação: 9h30/14h (dom.). Grátis.

50. Palácio da Justiça

As cascatas de água externas são o principal atrativo do edifício, que não abre para visitação pública.

Esplanada dos Ministérios, Bloco T, fone: 2025-3587.

51. Ministério das Relações Exteriores (Palácio Itamaraty)

Paisagismo de Burle Marx, painéis e obras de Athos Bulcão, Rubem Valentim e Sérgio Camargo emolduram o prédio.

Esplanada dos Ministérios, bloco H, fone: 2030-8051. Visitação: 14h/16h (seg. a sex.); 10h, 11h, 13h, 14h e 15h (sáb., dom. e feriados). De segunda a sexta, é proibido entrar de bermuda, blusa cavada, roupas curtas e chinelos. Para grupos grandes, pede-se agendamento prévio.

52. Palácio da Alvorada

Esculturas externas, espelho-d'água, jardins, piscina, capela e uma área do andar térreo do palácio onde hoje vive o Presidente da República fazem parte da rota do passeio guiado.

Via Presidencial, s/nº, fone: 3411-4000. Visitação: 15h/17h (qua.). Grátis.

53. Catetinho

A primeira residência oficial de JK guarda uma mostra permanente com mobília e objetos originais do ex-presidente.

Setor de Mansões Park Way, BR-040, Trevo do Gama, fone: 3386-8167. Visitação: 9h/17h (fecha seg.). Grupos grandes devem agendar. Não é permitido entrar em trajes de banho, com bebida alcoólica, fumar, levar animais domésticos e acampar. Grátis.

54. Beirute

109 Sul, bloco A, lojas 2 e 4, fone: 3244-1717. 11h/1h (qui. a sáb. até 2h). Cc: M e V. Cd: todos;107 Norte, bloco B, lojas 19 e 29, fone: 3272-0123. 11h/1h (qui. a sáb. até 2h).

55. Outro Calaf

Setor Bancário Sul, quadra 2, Edifício João Saad, loja 5, fone: 3322-9581. 11h/16h e 20h/2h (sex. até 3h; sáb. 11h/1h; fecha dom). Cc: todos. Cd: todos. Entrada: R$ 15,00 a R$ 30,00.

56. Boteco

406 Sul, bloco D, loja 35, fone: 3443-4344. 17h/0h30 (sex. 16h/1h30; sáb. 12h/1h30; dom. 12h/0h).

57. Paradiso Cine Bar

306 Sul, bloco B, loja 4, fone: 3526-8072. 18h/1h (sex. e sáb. até 2h; fecha dom.).

58. Hög Club

Setor Hoteleiro Sul, quadra 6, Complexo Brasil 21, bloco C, loja 4, térreo, fone: 3039-8289.

59. Villa Mix

Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 2, conjunto 5, fone: 3326-9796.

60. BalcoNY Music

413 Sul, bloco A, loja 36, fone: 3536-0691. 18h/0h (sex. e sáb. 17h/0h; fecha dom.). Cc: todos. Cd: todos. Entrada: R$ 30,00 a R$ 50,00.

61. Bar Brasília

506 Sul, bloco A, loja 15, fone: 3443-4323. 11h/0h (dom. 11h/17h).

62. Loca Como Tu Madre

306 Sul, bloco C, loja 36, fone: 3244-5828. 12h/15h e 19h/1h (sex. e sáb. até 2h; fecha dom.).

63. Victoria Haus

Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte, quadra 1, lote 930, fone: 9552-2891.

64. Vitamina Central

Sucos e vitaminas destacam-se no cardápio deste clássico brasiliense.

506 Sul, bloco A, loja 63, fone: 3244-2866. 7h30/20h (sáb. até 12h30; fecha dom.).

65. Praça dos Três Poderes

As sedes dos três poderes dividem espaço com esculturas de Bruno Giorgi e Alfredo Ceschiatti. Lá também estão o Panteão da Pátria, o Espaço Lucio Costa, que abriga uma maquete tátil da área urbana, e o Museu da Cidade, com fotos históricas e exposições temporárias.

Panteão da Pátria, Espaço Lucio Costa (fechado para reforma) e Museu da Cidade - Praça dos Três Poderes, fone: 3325-6244. Visita: 9h/18h (sex. a dom.). Grátis.

66. Asa Gaúcha

Bufê por quilo com boa variedade de carnes assadas em churrasqueira.

709 Norte, bloco E, loja 56, fone: 3340-0104 (250 lugares). 11h35/14h45 (sáb. 12h/15h; fecha dom.). Cc: todos. Cd: todos.

67. Parque da Cidade (Dona Sarah Kubitschek)

Com 4 200 quilômetros quadrados, o maior parque urbano do mundo tem espaço para a prática de esportes e atividades ao ar livre.

Parque da Cidade, Eixo Monumental Sul, fone: 3226-7038. Estacionamento: 5h/0h. Grátis.

68. Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

Este ambiente multidisciplinar conta com dois teatros, cinco espaços expositivos, uma sala multiuso, um cinema, área verde e brinquedos.

Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 22, fone: 3108-7600, Bilheteria: 9h/21h (ter a dom). Cinema: R$ 4,00. Teatro e música: R$ 10,00. Exposições: grátis.

69. Caixa Cultural

Um teatro com 414 lugares e cinco galerias garantem uma programação diversificada e acessível no centro da cidade.

Setor Bancário Sul, quadra 4, lote 3/4, fone: 3206-6456. Terça a domingo, 9h/21h. Bilheteria: 12h/21h (ter. a sex.); 9h/21h (sáb. e dom.).

70. Kiosky da Rosa

Opte pelo espeto de picanha, entre os petiscos mais pedidos da casa.

Quadra 1303, bloco B, quiosque s/nº, Cruzeiro Novo, fone: 3361-3159. 17h30/23h (sáb. 11h/16h; fecha dom.).



-> Veja também - Ecoturismo - Clique aqui

-> Veja também - Roteiros em Mapas - Clique aqui

-> Veja também - Sobre Brasília - Clique aqui

-> Veja também - Turismo - Clique aqui


Gostou desta página ? Compartilhe em suas redes sociais.

   


Indique esta página a um(a) amigo(a) :

Seu n
ome:   Seu e-mail:    Enviar para o e-mail:  

 


Envie os comentários


 

Indique um lugar e concorra a prêmios, promoções e descontos exclusivos
Fale conosco
Anuncie para Brasília / DF - Brasil
Som da página